Sertã: Casa Atelier valoriza e apresenta vida e obra de Tullio Victorino

 Sertã: Casa Atelier valoriza e apresenta vida e obra de Tullio Victorino

O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, foi marcado, no concelho da Sertã, pela inauguração da Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim.

Inserido no espaço do antigo atelier do pintor, esta nova estrutura expositiva recorre às mais recentes tecnologias em áudio, vídeo e multimédia, que dão à exposição um carácter dinâmico. Além de ter patente algumas obras do artista, apresenta também um espaço imersivo que promete surpreender o público e proporcionar uma vivência “dentro da cabeça do pintor”.  

“Tullio Victorino, um dos mais destacados representantes culturais do concelho da Sertã, é uma referência no mundo das artes. A qualidade da sua vasta obra tem sido sinalizada por especialistas, críticos de arte, colecionadores, galeristas e pelo grande público. Este novo espaço museológico permite evidenciar, sem reservas, a magnitude da obra de Tullio Victorino”.

afirmou Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã

O autarca salientou ainda a valorização cultural e económica que este novo espaço museográfico traz para a região.

Alberto Martins, secretário da União de Freguesias Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, enalteceu o projeto salientando que a Sertã e a região “ganham com a valorização das obras dos nossos antepassados”.

Na Casa Atelier poderão ser apreciadas várias obras de Tullio Victorino assim como um importante espólio do pintor e muitos objetos até agora desconhecidos do público. Para além de conhecer melhor a vida e obra de Tullio Victorino, o público poderá também ficar a conhecer melhor a história e as personalidades da freguesia de Cernache do Bonjardim e do movimento naturalista.

A Casa Atelier Tullio Victorino está aberta ao público, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas, e durante o fim-de-semana das 10 às 13 e das 14 às 17 horas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter