Sertã assinalou Dia Mundial do Ambiente junto das escolas

 Sertã assinalou Dia Mundial do Ambiente junto das escolas

No passado dia 5 de junho assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, que este ano tem como mote “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”.

Para marcar a efeméride, o Município da Sertã distribuiu garrafas de água flexíveis pelos alunos das escolas do concelho da Sertã, do 1º ano ao secundário. Segundo a autarquia, a escolha das garrafas de água reutilizáveis “foi feita com o objetivo de incentivar o consumo de água da torneira, diminuindo a utilização de garrafas de água descartáveis”. 

“É importante assinalar este dia para relembrar que os recursos do planeta Terra, como a água, são recursos que se podem esgotar e, por esse motivo, é fundamental consciencializar os mais jovens para a implementação de práticas mais sustentáveis”.

considera Rui Gaspar Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã

O tema deste ano, “Acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação”, está relacionado com a degradação, a desertificação e a seca registadas na Arábia Saudita e visa impulsionar a ação global no cumprimento das metas de restauro de grandes frações do planeta, tendo como finalidade desacelerar as alterações climáticas e proteger a natureza. Este ano (2024) também se assinalam os 30 anos da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

Celebrado desde 1974, o Dia Mundial do Ambiente chama a atenção para a intensificação das problemáticas ambientais que se enfrentam atualmente: as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a poluição e problemas decorrentes dos resíduos. Estas crises estão a colocar todos os ecossistemas em risco e, por esta razão, as atividades realizadas mundialmente nesta data visam apresentar formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, através de ações individuais e/ou coletivas. 

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter