Sertã aprovou Plano Operacional para 2024

 Sertã aprovou Plano Operacional para 2024

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Sertã aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM). Este documento de planeamento operacional de vigência anual, é parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), e tem como objetivo a operacionalização de todo o dispositivo de defesa da floresta contra incêndios.

O referido plano enumera e detalha os recursos humanos, recursos materiais, assim como os meios complementares de apoio ao combate a incêndios, no que concerne ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no âmbito municipal.

salienta a Câmara da Sertã em nota enviada

A aprovação do POM decorreu em sede de reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Sertã realizada a 13 de maio no Edifício dos Paços do Concelho, sendo presidida por Cristina Nunes, Vereadora da Floresta e Proteção Civil.

Ainda segundo a autarquia da Sertã, “foi apreciado e aprovado o regimento da referida Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Sertã e foram apresentados o Relatório de Atividades 2024 e o Plano de Atividades de 2025 das Equipas de Sapadores Florestais (Aproflora)”.

A comissão abordou o tema relacionado com a diminuição de pontos de abastecimento para meios aéreos em locais onde foram criadas condições para tal e, posteriormente, transformados em locais de lazer, inviabilizando a sua operacionalização para a finalidade com que foram constituídos. O representante da GNR destacou as sinalizações de incumprimentos de gestão de combustível (vulgarmente designadas por limpezas), identificados no concelho da Sertã e para os quais se pretende a cooperação das autarquias (Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) na divulgação dos mesmos, uma vez que o objetivo é a realização dos trabalhos em falta e não a penalização dos proprietários pela continuidade de incumprimento.

lê-se na nota enviada

A reunião contou com a presença do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, os comandantes das duas corporações de bombeiros do concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim), GNR/SEPNA da Sertã, ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) e Aproflora (Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter