Saúde: CIMBB reuniu com Ministro da Saúde

Foi na sequência da iniciativa “Governo Mais Próximo” que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) recebeu no passado dia 25 de Janeiro, a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Marques, e o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
A reunião, solicitada pelo Conselho Intermunicipal, teve como objetivo apresentar as expetativas da CIMBB “quanto ao papel do SNS no bem-estar da população e no desenvolvimento do território, bem como as preocupações e séria apreensão com a situação atual da ULS de Castelo Branco”.
“A carência seríssima de Médicos de Medicina Geral e Familiar e a necessidade de serem desenvolvidos procedimentos urgentes de contratação de médicos, ao abrigo do regime excecional criado pelo Ministério da Saúde; as situações críticas de falta de médicos especialistas em vários serviços do Hospital Amato Lusitano; a necessidade de melhorar a eficiência na prestação de serviços pelo SNS no HAL, e de aumentar os níveis de conforto dos doentes internados, foram objeto de análise e debate na audiência”.
salienta a CIMBB em nota enviada
A referida estrutura afirma ainda que “entende ser imperioso o reforço e a capacitação da rede de cuidados de saúde primários (Centros de Saúde e extensões), com integração das unidades móveis de saúde e a melhoria da articulação com os cuidados hospitalares. Nesse âmbito, defendeu a ponderação do atual modelo de agrupamentos de centros de saúde”, lê-se na nota enviada.
Segundo a CIMBB, e em resposta aos problemas levantados, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, “expressou um bom acolhimento das preocupações e anseios manifestados. Os incentivos à fixação de médicos e as alterações ao modelo de formação nas especialidades (internos), em preparação, são respostas que suscitam confiança na alteração do panorama atual de défices crónicos de pessoal médico”.
Na nota enviada é ainda possível ler que a CIMBB e o Ministro da Saúde “desenvolverão esforços no sentido de serem otimizados os recursos ao serviço da saúde das populações da Beira Baixa, com melhoria da qualidade dos serviços, para maior comodidade e segurança dos utentes”.