Renovar corações no Carmelo em Fátima
Durante três os Missionários do Preciosíssimo Sangue fizeram retiro quaresmal no Carmelo de São José em Fátima.
A estadia acontecia na Domus Carmeli; a oração e a reflexão, no Carmelo de São José.
Ambas as casas pertencem à Ordem dos Carmelitas Descalços. Porém, a Domus Carmeli é a casa dos padres, onde reside o Padre José Maria e residiu o Padre Bento, ambos da aldeia das Cimadas. O Carmelo de São José é a casa das Irmãs que vivem em clausura.
Foi a segunda vez que o distrito português dos Missionários do Preciosíssimo Sangue fez retiro quaresmal no Carmelo.
O Objetivo é renovar o coração. Assim, temos buscado nos contemplativos as palavras e a oração que renova a vida interior. Os momentos de reflexão estiveram a cargo do Padre Joaquim e da Irmã Margarida.
Pode fazer confusão uma irmã de clausura pregar a padres missionários, mas a surpresa é grande: as palavras do Padre Joaquim e da Irmã Margarida parecem que foram escolhidas para nós. As irmãs de clausura rezam muito pelos sacerdotes: conhecem muitos sacerdotes e rezam as suas vidas. Elas são o pulmão espiritual que santifica a Igreja pela oração constante e nós Missionários deveríamos ser a caridade que brota da oração, a pastoral, a ação.
Não devemos esquecer que a fundadora dos Carmelitas Descalços foi Santa Teresa de Ávila, uma monja de clausura que se tornou padroeira das missões.
A oração do Carmelo de Fátima transmite uma presença extraordinária do Espírito Santo não só na forma como se reza, mas também na beleza do canto. O Canto é um verdadeiro espetáculo musical que nos eleva para Deus. A oração de Laudes e de Vésperas é transmitida pelas redes sociais (Facebook) e também pelo Youtube.
Se a diversidade e a velocidade dos acontecimento que vivemos tende à fraturação da pessoa e sentimo-nos divididos e, tantas vezes, perdidos, no Carmelo, fazemos a experiência agregadora da vida, da comunhão, do centramento naquilo e n’Aquele que é o essencial da vida: Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).
No Carmelo, cheira a céu. Deus conta com aqueles homens e mulheres frágeis para nos dizer que é possível viver a fé, a santidade… e que o Amor de Deus é maior que o pecado da humanidade, que a limitações pessoais e dificuldades pastorais… e a Cruz de Jesus e o Sangue derramado nela são o sinal que Deus não desilude, mas salva, ama… a mim e a ti… a nós.
Sobre o Carmelo de S. José
Porque vale a pena! Vale pena sentir Deus misericordioso na alegria, nos sorrisos e na bondade destes homens e mulheres!