Renovar corações no Carmelo em Fátima

 Renovar corações no Carmelo em Fátima

Igreja do Carmelo de S. José (Fátima)

Durante três os Missionários do Preciosíssimo Sangue fizeram retiro quaresmal no Carmelo de São José em Fátima.

A estadia acontecia na Domus Carmeli; a oração e a reflexão, no Carmelo de São José.

Ambas as casas pertencem à Ordem dos Carmelitas Descalços. Porém, a Domus Carmeli é a casa dos padres, onde reside o Padre José Maria e residiu o Padre Bento, ambos da aldeia das Cimadas. O Carmelo de São José é a casa das Irmãs que vivem em clausura.

Carmelitas na Domus Carmeli: Padre José Maria, ao centro, no múnus de presidente, e o Padre Bento, à sua direita na segunda fila.

Foi a segunda vez que o distrito português dos Missionários do Preciosíssimo Sangue fez retiro quaresmal no Carmelo.

O Objetivo é renovar o coração. Assim, temos buscado nos contemplativos as palavras e a oração que renova a vida interior. Os momentos de reflexão estiveram a cargo do Padre Joaquim e da Irmã Margarida.

Pode fazer confusão uma irmã de clausura pregar a padres missionários, mas a surpresa é grande: as palavras do Padre Joaquim e da Irmã Margarida parecem que foram escolhidas para nós. As irmãs de clausura rezam muito pelos sacerdotes: conhecem muitos sacerdotes e rezam as suas vidas. Elas são o pulmão espiritual que santifica a Igreja pela oração constante e nós Missionários deveríamos ser a caridade que brota da oração, a pastoral, a ação.

Não devemos esquecer que a fundadora dos Carmelitas Descalços foi Santa Teresa de Ávila, uma monja de clausura que se tornou padroeira das missões.

A oração do Carmelo de Fátima transmite uma presença extraordinária do Espírito Santo não só na forma como se reza, mas também na beleza do canto. O Canto é um verdadeiro espetáculo musical que nos eleva para Deus. A oração de Laudes e de Vésperas é transmitida pelas redes sociais (Facebook) e também pelo Youtube.

Se a diversidade e a velocidade dos acontecimento que vivemos tende à fraturação da pessoa e sentimo-nos divididos e, tantas vezes, perdidos, no Carmelo, fazemos a experiência agregadora da vida, da comunhão, do centramento naquilo e n’Aquele que é o essencial da vida: Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

No Carmelo, cheira a céu. Deus conta com aqueles homens e mulheres frágeis para nos dizer que é possível viver a fé, a santidade… e que o Amor de Deus é maior que o pecado da humanidade, que a limitações pessoais e dificuldades pastorais… e a Cruz de Jesus e o Sangue derramado nela são o sinal que Deus não desilude, mas salva, ama… a mim e a ti… a nós.

Sobre o Carmelo de S. José

Para conhecer melhor.

Porque vale a pena! Vale pena sentir Deus misericordioso na alegria, nos sorrisos e na bondade destes homens e mulheres!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter