Região: Rota do Azeite é a nova proposta turística da CIMBB

Região: Rota do Azeite é a nova proposta turística da CIMBB

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) apresentou, recentemente, a Rota do Azeite da Beira Baixa, na Academia Time Out, em Lisboa, a 15 jornalistas nacionais especialistas e generalistas.

Segundo a CIMBB esta é “uma nova experiência turística que propõe uma visita de três dias ao território, passando pelos seis municípios da Beira Baixa, convidando os visitantes a ingressar numa mão cheia de experiências diferenciadoras e genuínas que têm o azeite como fio condutor”.

O azeite da Beira Baixa é um fio dourado que une todo o território. É um produto endógeno singular que se vem distinguindo no panorama dos azeites nacionais e internacionais, com, inclusive, alguns prémios conquistados. Desta forma, fez-nos todo sentido, que este seja o mote escolhido para comunicar o território nesta altura do ano, em que o azeite é um dos destaques das mesas natalícias”

explica João Carvalhinho, secretário executivo da CIMBB

João Carvalhinho explica ainda que “no território, temos um número significativo de lagares de azeite e uma área de olivais que tem vindo a crescer, mantendo-se sempre um equilíbrio entre os olivais modernos e tradicionais. Além disso, temos, também, uma ligação cultural muito forte ao azeite, com mais de 2 mil anos”.

“Com estas propostas turísticas propomos aos visitantes que sigam num roteiro natural e patrimonial riquíssimo em que o azeite se cruza com outros ativos riquíssimos, tais como, o rio Tejo e Zêzere, as serras da Gardunha, Talhadas e Malcata, etc.”

avança o Secretário Executivo da Beira Baixa

A Rota do Azeite Beira Baixa dá a conhecer um azeite ímpar, alguns pratos tradicionais distintivos da região, os restaurantes onde podem ser degustados e, também, as inúmeras experiências turísticas existentes ligadas ao azeite e dá ainda a sugestão de um roteiro de três dias.

Esta ação enquadra-se no Projeto Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020, e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter