Região: CIMBB quer população a “Viver Melhor”

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) promoveu, a 24 de março, a iniciativa “Viver Melhor na Beira Baixa”, na qual foram apresentados três projetos da Área Social onde a Comunidade está envolvida, no âmbito da Rede Social Intermunicipal.
O professor Rogério Roque Amaro apresentou o Plano de Desenvolvimento Social e Sustentável da Beira Baixa 2025-2027, resultante de nove reuniões de trabalho da Rede Social Intermunicipal (composta pela CIM e pelas Redes Sociais dos oito Municípios que a constituem), e que constitui o enquadramento estratégico para o desenvolvimento do plano de trabalhos da Rede Social Intermunicipal e das Redes Municipais.
Este Plano tem como principais objetivos a identificação de problemas e necessidades conjuntas, a partilha de experiências, de respostas, de métodos de Intervenção Social e Comunitária, o apoio ao Desenvolvimento Social e Sustentável e a apresentação de candidaturas conjuntas a programas europeus ou nacionais.
revela a CIMBB
Seguiu-se a apresentação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (2021-2030), pela sua Coordenadora Nacional, Sandra Araújo, seguida da assinatura da Carta de Compromisso com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. A Estratégia tem como objetivo reduzir a taxa de pobreza monetária em 10% até 2030.
Foi ainda apresentado o Sistema eGuard, um projeto de teleassistência e monitorização, que tem como objetivo proteger, através de um sistema eletrónico, as populações mais vulneráveis que vivem em zonas mais isoladas.
Este sistema vai começar a funcionar, a partir de maio, na área geográfica da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, tendo sido assinado o protocolo de colaboração com o Comando Distrital da GNR de Castelo Branco, utilizando uma solução tecnológica providenciada pela Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento.
finaliza a comunidade Intermunicipal