Região: CIMBB aprova prestação de contas de 2024

 Região: CIMBB aprova prestação de contas de 2024

A Assembleia Intermunicipal da Beira Baixa aprovou, por unanimidade, a prestação de contas da CIM no ano de 2024. A reunião decorreu a 13 de maio, no Salão Nobre da CIM Beira Baixa, no Edifício dos Emblemas, em Castelo Branco.

O documento, votado pelos deputados intermunicipais, demonstra que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa cumpriu o plano apresentado para o ano de 2024, alcançou a maioria dos objetivos estabelecidos, tendo superado alguns, como são os casos do aproveitamento de oportunidades de financiamento e de estabelecimento de parcerias, das iniciativas de promoção do território, e da implementação de plataformas de trabalho colaborativo com os Municípios.

revela a CIMBB em nota enviada

Na execução de 2024, a CIMBB destaca “a gestão pública que aliou rigor financeiro, eficiência administrativa e economia de recursos, demonstrando o compromisso com uma gestão transparente e orientada para resultados concretos em benefício das comunidades locais; os avanços estratégicos e efetivos para a região, com as assinaturas dos contratos dos ITI (Instrumento Territorial Integrado) CIM Beira Baixa 2030 e Pinhal Interior, bem como candidaturas a outros programas, como o Interreg, o Horizon Europe e o Plano de Recuperação e Resiliência; o sucesso da execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial no Centro 2020, que atingiu 96,5%, captando fundos europeus para investimentos públicos e privados superiores a 17,2 milhões de euros, e superando a média da execução dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial nas CIM da Região Centro (96,2%); a plena integração dos Municípios da Sertã e de Vila de Rei na CIM Beira Baixa; a implementação das redes de trabalho colaborativo com os oito Municípios (Rede Social, Bibliotecas Públicas, Cibersegurança e Fundos Comunitários); a implementação dos passes gratuitos para jovens estudantes, nas redes de transportes, e a preparação do Transporte Flexível; a preparação do Plano Sub-regional de Ação e a adaptação das Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais; a operacionalização das competências delegadas no domínio do estacionamento público; a execução de projetos de natureza Intermunicipal (RecolhaBio; No Poupar está o Ganho; ColorAdd nas Escolas); a preparação de candidaturas em parceria com outros agentes locais, como a Associação Empresarial da Beira Baixa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco; a realização do estudo sobre a dinâmica recente da população estrangeira no território da CIM Beira Baixa, com o IPCB”.

Em termos financeiros, a situação da CIM Beira Baixa “é estável, evidenciando a prossecução de uma gestão cuidadosa, bem como o princípio sempre presente de otimizar os fundos comunitários disponíveis para permitir os sucessivos investimentos, sem ter necessidade de recorrer aos municípios para financiar projetos intermunicipais”.

A execução orçamental foi de 95,09% na receita e de 74,25% na despesa.

A Assembleia Intermunicipal da Beira Baixa de 13 de maio foi a última reunião ordinária do órgão no atual mandato autárquico.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter