Região acolhe Festival de Folclore

De 14 a 19 de agosto os municípios de Sertã, Mação, Oleiros, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Vila de Rei recebem a iniciativa “Raízes Folk Fest – Festival de Folclore do Mundo”.
Promovida pelo Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, a iniciativa conta com o apoio institucional do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) e a parceria dos municípios que acolhem o festival.
“Trata-se de algo mais do que um festival de folclore: é verdadeiramente uma celebração da diversidade cultural do mundo, estando sob a alçada de uma organização parceira da UNESCO para a área da cultural imaterial da humanidade. Tem todo um espírito de troca de saberes, cultura, experiências e convívio entre povos que vêm de sítios muito diversos, de continentes muito diferentes. Cria-se aqui um ambiente de paz, de tolerância, que creio ser inédito na região”
afirma Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã
O autarca destacou também a importância do apoio dos seis municípios, demonstrando o seu espírito aberto a este tipo de iniciativas e a disponibilidade em colaborar entre si.
“A capacidade de termos, de forma unida e territorial, um festival que evoca de facto as raízes, a etnografia e o folclore, demonstrativa dos nossos territórios, e depois vêm até nós grupos de várias partes do mundo invocando a capacidade de também percebermos essas mesmas raízes”
salienta João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova
O autarca de Proença, que marcou presença na apresentação salientou ainda que que uma das atuações será do Grupo de Danças e Cantares Populares de Sobreira Formosa que foi recentemente reativado.
O “Raízes Folk Fest” pretende ser uma grande celebração dos povos e das tradições de um mundo que tem no folclore uma das máximas expressões da sua identidade e cultura, trazendo aos palcos desta região grupos folclóricos oriundos de vários países da Europa, América Central e América do Sul: Portugal, Irlanda do Norte, Polónia, Croácia, Eslovénia, Peru e Venezuela.
Em termos de atuações, o Festival arranca no dia 14 de agosto em Vila de Rei, seguindo-se Proença-a-Nova, a 15 de agosto, Mação (Chaveira) no dia 16, Pedrógão Grande a 17 e Oleiros a 18. A última apresentação será em Cernache do Bonjardim (Sertã) no dia 19 de agosto. Todas as atuações estão agendadas para as 21h00.
