Recomeçar em Setembro

 Recomeçar em Setembro

As nossas comunidades estão a recomeçar as atividades pastorais.

O mês de setembro é tradicionalmente marcado pelas Festas do Agradecimento da Colheitas. Antigamente, recebiam-se os frutos da terra em andores que, depois da eucaristia solene e da procissão, eram leiloados no adro da igreja. Hoje, ainda se mantém a tradição, mas muitas pessoas dão dinheiro, fruto das suas reformas ou do salário que auferem. O importante é não deixar de agradecer a Deus com aquilo que é esforço do trabalho para viver com dignidade.

Com o recomeço da escola recomeça também a catequese. Duas dimensões extremamente importantes na vida das crianças, jovens, adolescentes e adultos: aprofundar quem somos e o que nos envolve e conhecer a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo; conhecer a Vida e o que dá Sentido Eterno à Vida. A responsabilidade de educar na fé é primeiramente dos pais. A paróquia organiza a catequese que é um serviço complementar a educação cristã dos seus filhos. É muito difícil educar na fé cristã uma criança cujo pais não vivem a fé porque a fé exprime-se em diversos momentos do dia-a-dia nos quais os catequistas não estão.

Setembro é também o mês do Jubileu dos 475 anos da fundação Diocese de Portalegre. A Diocese está a peregrinar para a casa principal de Deus na Diocese. A Sé Catedral é a Igreja principal de uma Diocese onde o bispo, o apóstolo de Jesus enviado, deve presidir à porção do Povo de Deus a ele confiada. Peregrinar, significa caminhar ao encontro de Jesus que se manifesta no seu enviado; significa ser confirmado uma vez mais na fé em Jesus, o nosso Salvador, que é a porta (da Catedral, do redil, do céu…); significa que teremos que escutar os seus ensinamentos, reconciliarmo-nos com o Pai e viver a comunhão eucarística. A peregrinação não é um passeio. A peregrinação renova a fé no encontro com Jesus mediado nos símbolos cristãos, nas pessoas e nos sacramentos.

Em setembro, a Igreja não esquece a Mãe do Céu. Já celebramos a Natividade da Virgem Santa Maria (08/09). Vamos celebrar ainda muitas outras invocações: o Santíssimo do de Maria (12/09); Nossa Senhoras das Dores e Maria, Mulher da Nova Aliança (15/09). Maria, nas invocações que a Igreja lhe foi atribuindo, aproxima-nos do Seu Filho Jesus. Em cada invocação, uma dimensão da mulher, Maria de Nazaré, relida à luz do mistério da morte e ressurreição de Jesus e da promessa de salvação de Deus para o Homem.

No recomeço que nos proporciona setembro, sintamos a bênção de Deus proferida no livro do Números (6,24-26): ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’.

Bom Ano Pastoral!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter