Radar Social em Castanheira de Pera
Através da medida Radar Social, aprovada em Castanheira de Pera, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Estima-se que até ao final do ano de 2026 que os sistema de georreferenciação social esteja implementado. O valor aprovado é de 142.518,31€ (financiado a 100% pelo PRR).
O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.
As Equipas do Radar Social poderão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre os territórios.
Entre outros aspetos, importa priorizar as diferentes etapas, para benefício das pessoas e famílias, das comunidades e dos territórios.