Proença: Assembleia da Santa Casa da Misericórdia

 Proença: Assembleia da Santa Casa da Misericórdia

No dia 24 de Junho de 2021, realizou-se no ginásio do Jardim de Infância “O Cortiço” a assembleia geral da Irmandade da Misericórdia de Proença-a-Nova.
A assembleia começou com a oração proferida pela presidente da mesa da assembleia, Dra Filomena Gago e com uma saudação de boas vindas.
De seguida, o provedor José Pereira Bairrada, depois de saudar os presentes e de lembrar os que estão impossibilitados de o estar, passou à apresentação do relatório de gestão de 2020.
Na introdução ao relatório, o provedor afirma que face à densidade populacional do Interior e aos desafios que os novos tempos apresentam, é necessário reforçar o apoio domiciliário e construir o novo edifício equipado com uma sala snoezelen e com um circuito de manutenção geriátrico. Este novo projecto prevê criar 23 novos postos de trabalho qualificado para oferecer cuidados de qualidade. Esta nova unidade constituirá um investimento acima dos três milhões de euros.
Da análise económico financeira, a Santa Casa teve um saldo negativo de trinta e nove mil euros. Os gastos com o pessoal são os mais significativos e subiram 6% devido ao aumento do salário mínimo. Por outro lado, as receitas diminuíram aproximadamente 150 mil euros sendo que a causa principal da redução de receita é a diminuição de camas ocupadas por causa da pandemia.
Foi manifestado, em vários momentos, a gratidão aos colaboradores pelo seu empenho nestes tempos difíceis de pandemia. Porém, a Santa Casa vive um momento sensível face às condições de trabalho dos colaboradores uma vez que a pandemia exigiu um esforço adicional que tem sido asfixiante ao ponto de já haver várias pessoas em baixa médica.
O concelho fiscal salientou a condição económico-financeira saudável da Santa Casa. O ciclo negativo de 2020 deve-se a este período pandémico e não se verificando no futuro, temos garantia de esperança e segurança.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter