Proença-a-Nova vai ter painel dos Direitos Humanos
Os alunos da Escola Básica de Proença-a-Nova concluíram recentemente a execução de um painel de azulejos alusivo aos direitos humanos conquistados no dia 25 de Abril.
Esta iniciativa conta com a colaboração da artista plástica Rosário Bello, que tem a tarefa mais difícil: reproduzir em azulejos os desenhos de dois pequenos artistas e pintá-los juntos.
“Trabalhar com crianças é sempre uma alegria e um grande desafio, o que me deixou com muito entusiasmo por poder iniciar esta jornada pela liberdade. O meu trabalho baseia-se na seleção do conjunto de desenhos de cada turma retirando uma figura, ou detalhes do desenho de cada criança, reproduzindo-os no painel e fazendo com que todos tenham uma sequência ou encadeamento”
explica Rosário Bello
Cada turma foi responsável pela execução de um conjunto de peças, com interpretação própria de dois direitos humanos: o direito ao trabalho, ao sufrágio, à família, à saúde, à igualdade, à liberdade de expressão, à segurança, à qualidade de vida e ao meio ambiente , educação, segurança e solidariedade, educação, cultura e ciência, resultando em 11 conjuntos.
Esta iniciativa pretende não só promover a sensibilização para os direitos fundamentais, mas também envolver as crianças na criação de uma obra artística coletiva que celebre e relembre marcos históricos importantes para a sociedade portuguesa.
revela a autarquia de Proença-a-Nova
Os 11 painéis finais serão aplicados na parede exterior da escola.