Proença-a-Nova: Secretários de Estado visitaram projeto BioAromas Liis (c/som)

 Proença-a-Nova: Secretários de Estado visitaram projeto BioAromas Liis (c/som)

O governo português está por este dias a percorrer o distrito de Castelo Branco no âmbito da iniciativa “Governo mais próximo”. Nesse sentido ontem, 25 de Janeiro, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, estiveram no Centro de Ciência Viva da Floresta para visitar o projeto BioAromas Liis.

Depois de uma pequena receção, os governantes tiveram a oportunidade de por a mão na massa e realizar algumas das atividades desenvolvidas pelos jovens e adultos apoiados por este projeto de inovação social.

Ciente que o prazo dos apoios está a chegar ao fim, João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, aproveitou a presença da Secretária de Estado para apelar a abertura de novos avisos de modo a que o projeto “não morra e tenha continuidade”. O autarca garantiu ainda que até a abertura dos avisos a Câmara apoiará sempre este projeto.

Presente na visita esteve também o Padre Virgílio Martins, em representação do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, investidor social do projeto. Além de reforçar o apoio do Seminário na iniciativa, o sacerdote alertou para o facto de no futuro “o projeto vir a precisar de um upgrade porque as famílias destes adultos estão a ficar envelhecidas.”

No final da visita, e já em declarações aos jornalistas, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, em resposta ao Presidente da Câmara João Lobo, garantiu que “existe a possibilidade de prorrogar o projeto ainda durante o Portugal 2020 e depois abriremos avisos, também é já um compromisso, no âmbito do Portugal 2030”.

A governante afirmou ainda que este projeto é um dos exemplos que “a própria estrutura de missão do Portugal Inovação Social deve aproveitar para escalar e exportar para outros territórios”. Isabel Ferreira salientou ainda “a oportunidade de negócio que este projeto cria e que dá alguma sustentabilidade”.

Já Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, salienta que o projeto está a ir ao encontro das tendências que os turistas procuram: “autenticidade, contacto com a natureza, experimentar e experienciar”. O governante, eleito pelo distrito de Castelo Branco, salientou ainda o facto do projeto ser apoiado por Fundos Europeus.

O BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social (LIIS), é uma resposta social para jovens/adultos com necessidades especiais, promovendo a sua autonomia e inclusão na sociedade. Atualmente conta com 10 jovens/adultos, com idades superiores a 18 anos. Devidamente acompanhados por técnicos, criam produtos, nomeadamente infusões e outros derivados, a partir de plantas aromáticas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter