Proença-a-Nova: Projeto “ESPORO” vai destacar património natural

 Proença-a-Nova: Projeto “ESPORO” vai destacar património natural

O concelho de Proença-a-Nova é um dos três concelhos que integra o projeto “ESPORO”. Este é um projeto cultural e artístico, de acesso livre, “que aponta para a criação de novos olhares sobre o território dos municípios de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova e desenvolvimento de percursos em espaço natural ou patrimonial” revela o projeto em nota enviada à comunicação social.

Inspirado no perpétuo movimento das gentes e da sua ação na geografia, que incorpora características implícitas de um território que resiste, de uma paisagem que influencia as gentes e gentes que influenciam a paisagem, numa simbiose de gerações, o ESPORO propõe-se a desenvolver a ligação dos públicos a lugares de admirável beleza natural que serão revelados através de novas perspectivas artísticas.

lê-se na nota enviada

Em Proença-a-Nova “o Cabeço dos Três Marcos, a Ribeira do Vale D´Água, o Padrão e o Miradouro das Corgas em Proença-a-Nova, “são os lugares admiráveis aos quais pretendemos conferir uma nova identidade e que serão transformados em lugares afetivos e detidos por novos olhares e visitantes numa nova rota de visitação” adianta ainda a organização do projeto que conta com o Município de Proença-a-Nova como parceiro.

João Louro, Maria Ana Vasco Costa, ±MaisMenos± e Bosoletti são alguns dos artistas nacionais e internacionais que integram o respetivo projeto que já iniciou “um intensivo mapeamento fotográfico dos territórios pelo fotógrafo de natureza Rui Gaiola. As imagens recolhidas servirão de base para a comunicação de todo o projeto e darão origem a uma exposição fotográfica integrada na programação da iniciativa”.  Está ainda programado integrar a realização de um filme / documentário pela realizadora Mariana Vasconcelos e a edição de um livro que será registo e mostra de todos os passos executados até à realização das várias intervenções artísticas.

Programado para Julho de 2022, este será o momento em que todos os públicos serão convidados a descobrir cada uma das obras.

A programação completa ESPORO pode ser consultada através do website esporocultura.com ou através das redes sociais do projeto.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter