Proença-a-Nova: Prémio Literário Pedro da Fonseca tem novos vencedores

Proença-a-Nova: Prémio Literário Pedro da Fonseca tem novos vencedores

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca que este ano teve como tema “A Resina”. O nome dos vencedores foi anunciado ontem, 13 de junho, feriado municipal, na sessão solene do dia do município.

Na categoria de conto a vencedora foi Joana Guedes com o texto “À Vida e À Morte”. Já na categoria de poesia o vencedor foi Luís Aguiar com o texto “O Sabor do Sol e da Resina”.

Este ano o júri composto por António Borges, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Elsa Ligeiro, Editora Alma Azul, Inês Cardoso, Diretora do Jornal de Notícias, Isabel Bessa Garcia, em representação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, decidiu atribuir duas menções honrosas, a Nuno de Sousa, na categoria de conta com o texto “O Ciclo”; e a João Rasteiro, na categoria de poesia, com o texto “Resina”.

“Foi fantástico e muita gira esta mistura entre setores. Foi muita rica a experiência de escrever um conto literário e fazer a investigação sobre resinagem. Estou muito contente de receber um prémio que se chama Pedro da Fonseca.”

afirmou Joana Guedes

Já Luís Aguiar explicou que o seu poema “é um testemunho sobre a vida e a labuta dos resineiros” e admite que “foi muito difícil escrever sobre os resineiros, sobre o seu trabalho”.

“A literatura tem estado sempre presente na atividade e estratégia do município, quer seja como patrocinador da realização de livros de vários autores com raízes em Proença-a-Nova ou mesmo em publicações com a chancela da autarquia como foi o exemplo do ano passado do “A B C das Localidades”.

salientou João Lobo, presidente da Câmara Municipal e elemento do júri

Recordando que este prémio Literário foi uma proposta do então vereador Jorge Tomé, em 2016, o autarca afirmou que “o nosso Prémio Literário Pedro da Fonseca é hoje aposta consolidada e aposta ganha”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter