Proença-a-Nova: 1º “GYPS TT MONTES DA SENHORA” chega este sábado
Proença-a-Nova: Núcleo de Juventude retoma actividade desportiva

Seguindo os prazos e os procedimentos previstos no Plano de Desconfinamento e respeitando as normas da DGS, o Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova retomou a sua actividade desportiva, nas modalidades de Atletismo e Futsal.
A equipa de Atletismo, depois de um longo interregno competitivo, participou nos dias 8 e 9 de maio no Campeonato Distrital de Provas Combinadas, prova que decorreu na Pista de Atletismo da Zona de Lazer de Castelo Branco. Havendo, igualmente, espaço para algumas provas extra-programa, esta revelou-se uma excelente oportunidade para os atletas e os seus responsáveis fazerem um diagnóstico após o período de confinamento e treino individualizado, sem competição, com os resultados a superarem as expectativas, sendo agora possível trabalhar a partir dessa base para fazer evoluir as prestações individuais e colectivas.
Já a nível do Futsal, e contrariamente ao que aconteceu no Futebol, a Associação de Futebol de Castelo Branco avançou para uma nova calendarização e formatos competitivos, com os campeonatos a recomeçarem do zero.
Com duas semanas de treinos, uma vez que a permissão para o regresso foi dada a 19 de Abril, as competições arrancaram a 1 de Maio e estão, nesta altura, disputadas duas jornadas. As equipas proencenses, de Seniores Masculinos e Femininos, somaram derrotas nos jogos disputados, com uma nota dominante a surgir desses encontros: boas primeiras partes, com quebras físicas e anímicas nos segundos tempos a ditarem os resultados finais.
Na Liga Kia Amatoscar, para Seniores Masculinos, o Núcleo de Juventude começou por receber a Casa do Benfica em Oleiros, perdendo por 2-7, depois de 1-3 ao intervalo. Na semana seguinte, deslocação ao Ladoeiro, com nova derrota por 9-5, com 3-2 no descanso. Resultados pesados que não espelham as prestações da equipa que tentará, agora, corrigir na recepção à AD Penamacorense e deslocação ao reduto do Sertanense.
Já a equipa feminina, em jogos da Liga Aduane EM3, iniciou a sua participação com uma derrota por 3-0 no terreno do NS Castelo Branco, com os golos da partida a surgirem apenas no segundo tempo, sendo justo dizer que a obtenção do primeiro golo deu uma vantagem anímica às visitadas para disfarçar as dificuldades físicas de parte a parte. Na segunda jornada, recepção ao Sertanense, com um bom espectáculo de Futsal em que a equipa do Núcleo de Juventude esteve quase sempre na frente, com vantagens de 2-0, 3-2 e 4-3, mas com as visitantes a inverterem na fase final do encontro para o 4-5, chegando à vantagem pela primeira vez no jogo e logo de forma decisiva. Segue-se difícil deslocação ao pavilhão do líder Valverde para fechar a primeira volta da competição.
*André Cardoso
