Proença-a-Nova: Nova provedora da Santa Casa quer “fazer mais e melhor” (c/áudio)

Helena Mendonça é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. A Assembleia Eleitoral teve lugar ontem, 11 de Dezembro, e levou duas listas a votos. Simão Fernandes (Lista A) e Helena Mendonça (Lista B). Com 66% dos votos Helena Mendonça foi a grande vencedora sucedendo a José Pereira Bairrada, provedor desde 2009.
Conhecidos os resultados, as primeiras palavras da nova Provedora, que irá tomar posse no próximo mês de Janeiro, foram de gratidão. Além de agradecer a todos os que a acompanharam na lista, Helena Mendonça destaca “o expressivo número de votantes”.
Não esquecendo o trabalho desenvolvido até agora, pelo ainda atual provedor, Helena Mendonça afirma que é hora de “fazer cada vez mais e tentar fazer melhor”.
Apesar das ideias e de querer “conhecer a casa por dentro” Helena Mendonça salienta que não irá abdicar do capital humano: idosos, crianças, e todas as funcionárias da Instituição. Em termos concretos a nova Provedora garantiu ainda que o projeto do novo lar “é para avançar”.
Já Simão Fernandes, candidato derrotado da lista A, afirma que o resultado “é uma escolha das pessoas”, que os tempos futuros vão ser “difíceis” e que os desafios da Santa Casa “vão ser enormes”.
Considerando o atual provedor como “exemplar”, Simão Fernandes, lamenta a não continuação, mas deseja que a nova provedora “desempenhe o cargo bem” afirmando a importância da participação das mulheres nestas causas.
Também presente na divulgação dos resultados esteve o atual Provedor, José Pereira Bairrada, que ao fim de 14 anos de mandato, “faz um balanço positivo porque foi trabalhar ao serviço da comunidade”.
José Pereira Bairrada afirma que “sai de consciência tranquila” desejando “bom trabalho” aos novos órgãos eleitos.
Recordar que dos 487 irmãos aptos para votar, votaram 312 irmãos. A lita A, de Simão Fernandes, obteve 102 votos e a Lista B, encabeçada por Helena Mendonça, conseguiu o voto de 205 irmãos. Há ainda a registar 2 votos brancos e 3 votos nulos.



