Proença-a-Nova: Montaria aos javalis juntou 140 monteiros

A Associação de Caçadores de São Pedro do Esteval organizou no passado sábado, 4 de Fevereiro, mais uma Montaria aos Javalis.
Segundo informação avançada pela Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, a montaria “contou com a participação de 140 monteiros e cerca de meia centena de acompanhantes”.
Não fosse a saída precipitada da mancha de um número elevadíssimo de javalis antes da colocação das portas, o resultado seria mais expressivo no número de animais abatidos. A elevada adesão de caçadores, provenientes de várias zonas do país, da vizinha Espanha e do nosso concelho contribuem para a consolidação do sucesso deste evento.
refere a Junta em nota
O dia de confraternização cinegética iniciou-se pelas 8:30 horas com o sorteio das portas, seguindo-se o tradicional “taco”. A partida dos caçadores para a área da montaria deu-se às 11:00 horas, devidamente acompanhados pelas 12 (doze) matilhas de cães, responsáveis por “empurrar” os javalis para os caçadores.
No final da montaria, após o regresso da “mancha” ao local da concentração. e depois do tradicional almoço, teve lugar o já tradicional leilão dos 16 animais.
Em forma de rescaldo, a Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, manifesta “o reconhecimento a todos os participantes, à Associação de Caçadores na pessoa do seu presidente Vítor Cardoso, à equipa que esteve envolvida na preparação e confecção das refeições, aos nossos colaboradores e claro, ao Município de Proença- a-Nova.” A todos muito obrigado!