Proença-a-Nova: “Med On Tour” está de volta

Os alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto estão de regresso ao concelho de Proença-a-Nova para mais uma edição do Med On Tour, intitulada “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, promovida pela ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
De 21 a 23 de fevereiro (entre sexta-feira e domingo) os alunos irão realizar palestras de educação para a saúde e rastreios de saúde à população de forma gratuita, nomeadamente tensão arterial, pulsação, glicémia, peso, altura e perímetro abdominal para avaliar a prevalência do risco cardiovascular na região.
informa a Câmara de Proença-a-Nova
A campanha desta edição começou hoje com a realização de rastreios e uma palestra sobre alimentação saudável dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa. No sábado, os alunos de medicina farão rastreios na Santa Casa da Misericórdia da Sobreira Formosa e na Proençalar e no domingo na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.
O Med On Tour realiza avaliação de risco contrafatores cardiovasculares em aldeias e vilas do norte e centro de Portugal, capacitando estudantes de medicina ao aplicar seus conhecimentos na prática. A iniciativa promove o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as desigualdades em saúde e a responsabilidade social. Além dos rastreios, palestras de literacia em saúde educam comunidades vulneráveis, ajudando-as a tomar decisões informadas sobre sua saúde. A maior ação de despiste de fatores de risco para doenças cardiovasculares feita por estudantes de medicina em Portugal.
O objetivo desta iniciativa do projeto da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na qual está integrada a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, é promover da literacia em saúde da população, alertando para o papel determinante da prevenção dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e adoção de um estilo de vida saudável, na evolução das doenças não transmissíveis.