Proença-a-Nova: Malhadal e Fróia com “Qualidade de Ouro”

As praias fluviais do Malhadal e da Fróia, em Proença-a-Nova, renovaram em 2023 o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro”, de acordo com Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
No caso da Fróia, este é o 10º ano consecutivo em que a qualidade da água é destacada; já o Malhadal, depois de ter sido distinguido em anos anteriores, este é o segundo ano consecutivo em que hasteia a bandeira da Qualidade de Ouro.
No concelho de Proença-a-Nova, a época balnear começa no dia 1 de julho, prolongando-se até 11 de setembro nas praias fluviais de Aldeia Ruiva, Malhadal e Fróia, nas zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e ainda nas piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval, sendo esta a principal época de turismo na região, com estes locais a registarem uma elevada procura.
lê-se em nota enviada pela autarquia de Proença-a-Nova
De acordo com a associação ambiental, “na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 394 praias nacionais, menos 46 do que em 2022. Das 394 praias galardoadas, 328 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição.
Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste [onde a Quercus incluiu as praias fluviais de Proença-a-Nova] é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98)”.