Proença-a-Nova: Governo reuniu, no CCVF, com bombeiros da região

Proença-a-Nova: Governo reuniu, no CCVF, com bombeiros da região

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, estiveram na passada quarta-feira, 25 de Janeiro, no concelho de Proença-a-Nova no âmbito da atividade “Governo Mais Próximo”. Os governantes reuniram com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no Centro de Ciência Viva da Floresta.

Na sessão de abertura do encontro, João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, começou por referir que dos vários agentes da proteção civil “os bombeiros assumem uma relevância maior quer no ponto de vista da proteção e socorro quer no próprio combate.” Nesse sentido o autarca afirmou que a CIMBB, após a integração dos concelhos da Sertã e de Vila de Rei, ficará mais “forte” com a presença das três corporações de Bombeiros destes concelhos.

Este é o primeiro de 24 encontros que o Ministério da Administração Interna (MAI) vai ter com as Associações Humanitárias de Bombeiros e as Estruturas Regionais e Sub-regionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, afirma que o país está “a viver um período de viragem naquilo que é o nosso sistema” e salienta a importância dos fundos europeus. A governante diz que são “inúmeros os desafios pela frente”.

Já José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, começou por salientar “uma grande eficácia” no combate aos incêndios que considera “como os melhores níveis de combate em termos europeus”.

Sobre os fundos europeus para o novo quadro 2030, José Luís Carneiro garante a existência de “122 milhões de euros para apoiar os esforços de capacitação e resiliência dos territórios quer para os riscos naturais quer no combate para os incêndios florestais”. Valor que o governante diz que pode ser reforçado.

A juntar a estes 122 milhões de euros, José Luís Carneiro afirma haver ainda 20 milhões do PRR para a aquisição de veículos florestais e para capacitar a escola nacional de bombeiros. Contudo para financiar os projetos pretendidos o Ministro afirma que é importante “que haja planos integrados do ponte de vista local, intermunicipal, sub-regional e regional”.

José Luís Carneiro destacou ainda que o ano 2023 vai trazer “o maior investimento de sempre, não apenas no financiamento permanente dos bombeiros mas também no dispositivo especial de combate a incêndios rurais”.

Depois da sessão de boas-vindas teve lugar uma longa reunião, à porta fechada, com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter