Proença-a-Nova: Festa do Pai Nosso
No dia 27 de janeiro, na missa da catequese, realizou-se a Festa do Pai Nosso com as crianças do segundo catecismo, seus pais e catequistas.
A oração do Pai nosso é sem dúvida nenhuma a principal fórmula de oração cristã. Ela é de suma importância, pois foi-nos dada pelo próprio Jesus Cristo. As crianças foram aprendendo, ao longo destes meses, que Deus é um Pai muito querido, que nos dá a vida, cuida de nós, e que faz tudo para que sejamos felizes. Com Jesus aprenderam a tratá-lo por Pai do Céu, dizendo-Lhe PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS.
No sábado, foi, assim, dia de louvar o Pai do Céu, na Eucaristia, com a nossa comunidade, família de Deus, pelo Batismo. Todos juntos vivemos um momento muito sentido, em que todos puderam participar. No final as crianças ofereceram um pãozinho ao seu pai, ou à mãe, no caso dos pais que não puderam estar presentes, como sinal de que os pais são chamados a ser pais, à imagem do Pai que está nos Céus, através de um amor gratuito, humilde, escondido, mas sempre atento. E dizia-lhes o sr. Padre: “Levai convosco esse pãozinho e lembrai-vos que um só é o nosso Pai, o Pai que está nos Céus e que ninguém é tão Pai como Ele. Partilhai em família esse pequeno pão e pedi ao Senhor que o fermento do Seu Amor vos torne verdadeira família de Deus”.
Uma palavra de apreço para os pais e mães que dinamizaram a Eucaristia assumindo os cânticos e as leituras e deram, assim, um testemunho maravilhoso a todos, especialmente aos seus filhos/as.
Finalmente uma palavra de gratidão Manuela Simões que, desde a primeira hora se disponibilizou para nos fazer e oferecer os pães. Bem-haja!
Com o coração cheio, partimos para a vida, neste dia, com a máxima “Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”, como cantávamos no Salmo.
Deus abençoe a todos!
*Os catequistas do 2º Catecismo