Proença-a-Nova: Festa da primeira comunhão

Proença-a-Nova: Festa da primeira comunhão

Na solenidade da Imaculada Conceição, a comunidade paroquial de Proença-a-Nova acompanhou vinte crianças que fizeram a sua primeira comunhão na celebração presidida pelo pároco, Padre Luís Manuel Bairrada, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Proença-a-Nova.

Com a túnica branca vestida, a simbolizar a vida em Jesus recebida pelo batismo e renovada pela primeira confissão, as duas dezenas de crianças integraram o cortejo processional de entrada, sob alegre acolhimento da assembleia reunida em comunhão de fiéis para a celebração da eucaristia solene em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Chegado o momento tão esperado, saborearam o “Pão vivo descido dos Céus” e no seu coração adoraram a Deus que tanto os ama.

De coração alegre e estampado nos seus rostos, estas crianças consagraram-se a Nossa Senhora.

Com a ajuda dos pais, os primeiros catequistas, estas vinte crianças são também acompanhadas, no quarto catecismo, pelas respectivas catequistas Carla Laia (5) e Aparecida Serra (8), na vila de Proença-a-Nova; nas Moitas com a catequista Susana (5) e no Malhadal com a catequista Carla (2).

Na homilia, o sacerdote expressou a sua alegria por este momento litúrgico, na esperança de que esta seja a primeira de muitas comunhões eucarísticas na vida destas crianças; sublinhou a importância da experiência da fé suportada na vivência dos sacramentos, por referência à fidelidade ao compromisso do Baptismo no Espírito Santo, à força do Sacramento da Reconciliação como expressão do amor misericordioso de Deus que é Pai, e o papel fundamental da comunhão eucarística que é alimento da vida do cristão. O Padre Luís apelou também aos pais para que, sempre que possível, tragam os filhos à missa, apelo extensivo às famílias e comunidade cristã para que ajudem as crianças à participação na missa, tomando a Virgem Maria Imaculada Conceição, Mãe de Deus e nossa Mãe Santíssima, como exemplo do Sim aos planos de Deus e no serviço ao próximo.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter