Proença-a-Nova: Escola inaugura murais e hasteou nova bandeira “Eco-Escola”

Proença-a-Nova: Escola inaugura murais e hasteou nova bandeira “Eco-Escola”

A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca inaugurou esta manhã, 7 de abril, dois murais alusivos à floresta e biodiversidade. A inauguração ficou ainda marcada pelo hastear de mais uma bandeira “Eco-Escola”. Ambas as cerimónias fizeram parte das atividades do programa “Cidadania Aqui, Agora e Sempre” que integra também a celebração do Dia Internacional das Florestas e da Biodiversidade.

Madalena Catarino, professora responsável pelo programa Eco-Escola, explicou que este ano “decidimos que o tema mais importante era as florestas e os espaços envolventes das escolas. Nesse sentido propusemo-nos a fazer uma melhoria e este foi o resultado.”

O tema esta relacionado com as florestas e com a biodiversidade e o objetivo foi os alunos, com o professor Pedro, pintarem um dos murais e a Associação de Estudantes pintar o outro. Foi um empenho muito grande de toda a comunidade.

afirmou a docente momentos antes da inauguração

Madalena Catarino confidenciou ainda que “o objetivo é melhorar nos próximos anos, por isso esta é uma iniciativa a ter continuidade”. Antes da inauguração dos murais toda comunidade escolar hasteou uma nova bandeira Eco-Escola, fruto do trabalho realizado no ano lectivo passado.

Só queria dizer que esta bandeira é o resultado da equipa do ano passado e eu não posso deixar de falar aqui de uma pessoa. Era ela que no fundo guiava este barco, falo da professora Sílvia, com quem trabalhei vários anos. Neste momento nós estamos a trabalhar para a bandeira, que se tudo correr bem, nos irá ser atribuída no final deste ano.

recordou Madalena Catarino
Hastear da Bandeira

Presente nas referidas atividades esteve João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, lembrando que “nos tempos atuais é fundamental termos uma cidadania ativa, colaborativa e participativa”. O autarca, que já foi diretor do Agrupamento de Escolas, recordou ainda que esta “sempre foi uma escola de valores, sempre foi uma escola que dinamizava este tipo de valores e portanto a autarquia estará sempre disponível para colaborar”.

Já Paula Mendonça, subdiretora do Agrupamento, agradeceu o trabalho e colaboração de todos lembrando “que este é um projeto abrangente e que envolve toda a comunidade e hoje no dia em que comemoramos a cidadania a floresta é um amor que devemos estimar pois estamos inseridos no meio dela”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter