Proença-a-Nova: Encontro de Escalada reuniu 60 participantes

Proença-a-Nova: Encontro de Escalada reuniu 60 participantes

O concelho de Proença-a-Nova recebeu recentemente a 15ª edição do Encontro de Escalada que se realiza anualmente nas Portas do Almourão, sempre no último fim de semana de outubro. Este ano, segundo dados já avançados pela autarquia, o encontro contou com a presença de mais de 60 participantes.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça “o espírito de companheirismo vivido entre o grupo” e destaca a “condição diferenciada e adequada deste grupo para promover territórios como Proença-a-Nova, com demografia e densidade mais baixa, mas condições excecionais para a prática”.

José Santos, organizador do Encontro de Escalada, explica que “o resultado destes 15 anos de encontros é que as pessoas das aldeias vizinhas também já me pediram para ter zonas de escalada nas suas aldeias, e isso para mim é muito gratificante. A ajuda das pessoas locais para mim é o ideal, porque o Encontro sem estas pessoas não é a mesma coisa”.

No futuro, como resposta ao pedido das populações de Carregais e Rabacinas, vão ser equipados três novos setores de Escalada. Com estas alterações está previsto que a Escola de Escalada passe a ter mais de 100 vias de Escalada.

Em nota enviada pela autarquia é ainda possível ler que “além do crescente número de participação jovem e da presença de três escaladores de nacionalidade alemã, brasileira e italiana” o 15º encontro contou ainda com a participação de um atleta surdo pela primeira vez, “que destaca ainda mais o poder deste desporto também como elemento integrador”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter