Proença-a-Nova: Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

 Proença-a-Nova: Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Na paróquia de Proença-a-Nova celebrámos, no dia 24 de março, o Domingo de Ramos. Deu-se início à Semana Maior, a Semana Santa da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O dia em que aclamamos o Senhor como nosso Rei, como tantos o fizeram naquele tempo em Jerusalém.

Para deixar claro que não era um Messias temporal e político, um libertador efémero, mas sim o grande libertador do pecado, o Senhor entra na grande cidade, montado num jumentinho, expressão da pequenez terrena, atitude de humildade. Ele não é um Rei deste mundo!

Depois de recordarmos este momento da vida de Jesus, assistimos à leitura da Paixão, hoje do Evangelho de S. Marcos.

Desta forma, o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa, mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. Mas, estes ramos, lembram-nos já a vitória: “Hosana ao Filho de David: Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; Hosana nas alturas”.

Que os ramos abençoados que levámos para casa nos lembrem que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

*Margarida Alves

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter