Proença-a-Nova Cup reforça dimensão internacional

A vila de Proença-a-Nova vai receber, de 15 a 19 de abril, a quarta edição da “Proença-a-Nova Cup”, um torneio internacional de futebol infantil destinado ao escalão sub-11, que se afirma como um evento de referência no desporto juvenil.
Com a participação de 16 equipas de oito países, a edição de 2025 reforça o caráter global da competição. Entre as formações confirmadas, destacam-se representantes do Brasil, Suécia, México, Polónia e Finlândia. Portugal será representado por oito equipas.
“O Proença-a-Nova Cup 2025 reforça também a aposta no desenvolvimento do futebol de formação com uma parceria inédita com a Gothia Cup, o maior e mais prestigiado torneio juvenil do mundo, realizado anualmente em Gotemburgo, na Suécia. Criada em 1975, a Gothia Cup reúne milhares de jovens atletas de mais de 80 países, sendo uma referência mundial na promoção do desporto juvenil e na criação de experiências enriquecedoras dentro e fora de campo”
revela a Câmara Municipal de Proença-a-Nova em comunicado enviado
No espírito de inclusão e fair play, todos os participantes da Proença-a-Nova Cup 2025 receberão prémios iguais. Além disso, o torneio oferecerá duas vagas gratuitas para a Gothia Cup 2026 a equipas portuguesas: uma será atribuída por sorteio entre todas as equipas nacionais participantes, enquanto a outra será destinada à equipa portuguesa melhor classificada na competição.
“Outro destaque da edição de 2025 é a dimensão verdadeiramente global do evento, ilustrada pela impressionante distância entre as equipas mais a norte e mais a sul do torneio: Rovaniemen Palloseura (Finlândia), oriunda da cidade do Pai Natal, e B3 Academy (Brasil), de Florianópolis, também conhecida como a “ilha da magia”. Separadas por 12.136 km, estas equipas simbolizam a diversidade e o alcance internacional da competição”
salienta ainda a autarquia
Além de fomentar o talento jovem e a troca cultural, a Proença-a-Nova Cup 2025 “representa um impacto significativo para a economia e o turismo local. Durante os dias do torneio, o setor da hotelaria e restauração regista um crescimento expressivo, consolidando Proença-a-Nova como um destino atrativo para eventos desportivos internacionais”, lê-se ainda na nota enviada.