Proença-a-Nova: Coral apresentou livro e homenageou maestro Carlos Gama

 Proença-a-Nova: Coral apresentou livro e homenageou maestro Carlos Gama

Fundado em Abril de 1977, o Grupo Coral de Proença-a-Nova apresentou no passado sábado, 23 de Outubro, no Auditório Municipal, o livro “40 anos a (En)cantar” que conta a história deste grupo coral. A apresentação ficou ainda marcada pela homenagem do grupo e do município de Proença ao atual maestro Carlos Gama.

Para o Presidente da Direção do Grupo Coral, Francisco Grácio, os 44 anos anos do grupo são compostos por uma “história riquíssima em acontecimentos e boas recordações e sobretudo o de levar a nossa cultura através do canto e da música coral a inúmeras localidades do concelho, da região, do país e a tantos e tantos países do mundo”. História esta que para a atual direção só pode ser contada em livro.

Hoje seria tremendamente difícil dar a conhecer-vos a extensa atividade que o grupo coral aloja. Apenas um documento precioso e escrito o poderia desenvolver,  transcrever e perpetuar no tempo transmitindo-a ao longo das próximas gerações.

considera Fráncisco Grácio

Um livro que para o atual presidente “congrega para todo o sempre uma panóplia de histórias e acontecimentos que muito nos honra e identifica”. A apresentação do livro foi moderada por Isabel Gaspar e contou com a participação de Francisco Grácio, Daniel Catarino e Candida Gaspar.

Como já referido a apresentação ficou ainda marcada pela homenagem do Município de Proença e do Grupo Coral ao atual maestro. Nesse sentido a autarquia entregou a Carlos Gama a medalha do município.

Relativamente a esta homenagem singela e muito sentida têm haver com o reconhecimento dos vários executivos municipais ao longo destes mais de 40 anos. Não houve nenhum presidente de câmara nenhum executivo que ficasse indiferente à qualidade e importância do coral.

referiu João Lobo

Na hora do agradecimento Carlos Gama deixou um especial agradecimento aos seus cantores pois “sem eles eu não posso fazer nada”.

Não queria deixar de agradecer de todo o coração aos três presidentes de direção que tive porque na verdade é o apoio que o maestro precisa para continuar. Quero agradecer a todos e não podia deixar de agradecer à Câmara e todos os presidentes todo o apoio. Hoje aqui estamos sonhando sempre continuar cada vez melhor.

afirmou Carlos Gama

A apresentação do livro e a respetiva homenagem podem ser vistas em vídeo nas redes sociais do município de Proença-a-Nova.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter