Proença-a-Nova: Cerimónia militar encerrou Dia da Unidade

 Proença-a-Nova: Cerimónia militar encerrou Dia da Unidade

Comando Territorial da GNR de Castelo Branco celebrou 14º aniversário

111 anos depois da instalação da primeira força da GNR no distrito e 14 anos passados do atual Comando Territorial, o concelho de Proença-a-Nova viveu ontem, 28 de Março, a cerimónia militar que colocou fim às celebrações do Dia do Comando. A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e contou com a presença de várias entidades locais, distritais e nacionais.

Depois de contextualizar a presença da GNR no distrito, o Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco, Coronel Albino Tavares, afirmou que o atual Comando “mantém-se em constante adaptação aos novos desafios”. Desafios estes que assumem como estratégia central “as pessoas”.

Foi neste sentido que o Coronel Albino Tavares apresentou um conjunto de medidas que a GNR pretende implementar no território em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Dentro das medidas apresentadas destaca-se o projeto “eGuard”. Projeto este que vai de encontro ao “Projeto Presença” implementado no concelho de Proença-a-Nova pela Cáritas Paroquial de Proença-a-Nova.

Atualmente com 727 militares e 31 postos territoriais, alguns dos quais em regime de atendimento, o coronel Albino Tavares afirmou que o comando quer uma proximidade diária com o cidadão nomeadamente com o patrulhamento de rua.

Depois de ouvir os dados estatísticos apresentados pelo Comando Territorial, José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, afirmou que estes são dados que estão interligados com os dados nacionais “fazendo de Portugal um dos países mais pacíficos do mundo.

O governante aproveitou o momento ainda para salientar o reforço financeiro programado até 2026. Reforço que tem 4 milhões e meio de euros para modernizar infraestruturas do Comando Distrital de Castelo Branco.

Além da imposição de condecorações a cerimónia militar contou ainda com um desfile em continência que contou com um pelotão da Guardía Civil espanhola.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter