Proença-a-Nova: Autarquia duplamente distinguida

Proença-a-Nova: Autarquia duplamente distinguida

A autarquia de Proença-a-Nova foi duplamente distinguida nos prémios Autarquia do Ano 2022. A Serra das Talhadas e a sua oferta na vertente desportiva, paisagística e cultural e o Sistema de Deteção de Incêndios BEE2FIREDETECTION, instalado na Serra das Corgas, garantiram a distinção nas categorias de Turismo Ecológico e de Aventura e Segurança, Saúde e Proteção Civil – Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais.

“É sempre com satisfação que recebemos estas distinções e ainda que estes projetos tenham vertentes diferenciadas tocam-se no que à proteção e usufruto da floresta diz respeito. O sistema de videovigilância enquadra-se na estratégia do Município de encontrar ferramentas preventivas de preservação da nossa mancha verde, cobrindo uma área que se estende ao concelho vizinho de Oleiros e que, desta forma, se encontra permanentemente sob observação. No caso da Serra das Talhadas, tendo como ponto de partida a Torre de Vigia, há toda uma oferta diferenciada assente nos recursos naturais, com apoio do Parque de Autocaravanas do Chão do Galego e da rede de alojamentos locais existentes no sopé da Serra e em todo o concelho”.

refere João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Recordar que o Município de Proença-a-Nova tem sido distinguido nas edições anteriores como foi caso do Ano Municipal da Floresta, que decorreu em 2018, e o Projeto BioAromas LIIS a serem reconhecidos.

Este ano, a autarquia decidiu candidatar a Serra das Talhadas considerando que desde que a Torre de Vigia, da autoria do Arquiteto Siza Vieira, foi inaugurada, a 13 de junho de 2021, “que este local se tornou um dos mais procurados pelos visitantes no concelho”. Já no caso do sistema BEE2FIREDETECTION, instalado na Serra das Corgas em novembro de 2021, este “permite a deteção automática de incêndios e um conjunto de outras funcionalidades que podem ser determinantes no momento do combate ou do rescaldo das ocorrências”.

A organização, a cargo do Lisbon Awards Group, distinguiu 40 projetos, num total de 11 categorias e mais de 80 subcategorias. Pelo Município, recebeu os prémios a vereadora Catarina Encarnação Dias no dia 8 de junho.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter