Proença-a-Nova: Alunos estreiam-se no Cinema

 Proença-a-Nova: Alunos estreiam-se no Cinema

Oficina de Cinema desafiou estudantes a escrever, realizar e produzir as suaspróprias curtas-metragens em tempo recorde.

O mundo do cinema deixou de ser um mistério para os alunos que participaram na Oficina de Cinema – Produção e Realização, que decorreu entre os dias 13 e 18 de janeiro. A iniciativa, organizada pelos professores Higino Fernandes e Lurdes Guterres em conjunto com a cineasta Teresa Beirão, trouxe o ambiente dos estúdios para o contexto escolar.

Inserido no Plano Nacional de Cinema e com o apoio do município de Proença-a-Nova (através do projeto PIPSE), o workshop provou que o talento não tem idade.

Após uma primeira fase de preparação teórica, que decorreu via zoom, os alunos foram desafiados a experimentar termos e tarefas cinematográficos, a partir de Workshops teórico-práticos de Guião, Produção e Realização. As atividades desenvolvidas incluíram a elaboração de guião, storyboard, shotlist, folha de produção, entre outras.

O esforço culminou na criação de duas curtas-metragens. Foram os próprios alunos que escreveram as histórias, realizaram as cenas e produziram todo o conteúdo.

A cineasta Teresa Beirão não poupou elogios ao empenho dos alunos: “Estou muito orgulhosa do vosso trabalho. Devem estar muito orgulhosos também pelo excelente projeto que desenvolveram em tão pouco tempo, ainda para mais sendo a vossa primeira vez no meio cinematográfico”.

A experiência ainda não terminou. Nas próximas semanas, os jovens cineastas vão reunir-se novamente (online) para mergulharem na fase da montagem, onde as imagens captadas começarão a ganhar a sua forma final.

Este projeto foi mais do que uma aula; foi uma demonstração de que a escola pode ser o palco das grandes produções. Ficamos agora à espera da “estreia oficial” no grande ecrã!

A equipa do PNC (Plano Nacional de Cinema): Higino Fernandes e Lurdes Guterres

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter