Procissão do Pretório em Proença
Semana Santa – Tríduo Pascal
Às 10h00 do dia 29/03 deu-se início ao acolhimento das capelanias (aldeias) da Paróquia de Proença-a-Nova que têm Cruz para a Procissão do Pretório.
A tradição manda fazer a Via-Sacra de cada aldeia até à Igreja da Misericórdia em Proença-a-Nova. Aí são acolhidas pelo pároco e pela Irmandade da Misericórdia e preparam-se para a Procissão.
A Procissão do Pretório sai da Igreja da Misericórdia pela Rua de Nossa Senhora, desce pela Ruas das Pereiras até à Fonte das Três Bicas, virando para o Largo dos Bombeiros, Rua de Santa Cruz em direção à Igreja Matriz.
Na procissão cada aldeia leva a sua cruz. A cruz é toda preta e apenas tem a inscrição do nome da aldeia.
No final da procissão vai Jesus que foi condenado à morte por Pilatos.
A procissão termina na Igreja Matriz de Proença-a-Nova onde é proferido o sermão sobre as causas da condenação à morte de Jesus.
Este ano, o pároco presidente da celebração que é também o capelão da Santa Casa da Misericórdia, levou o Santo Lenho que é guardado pela Irmandade.
As cruzes com os nomes da terras, que simbolizam cada um de nós, encontram-se com a Santa Cruz de Cristo exposta no relicário. Pedimos que este encontro faça acontecer a PÁSCOA em cada um dos participantes na celebração.
Apesar das ameaças da chuva, a persistência humana fez-se sentir porque a misericórdia de Deus foi mais abundante que a força da natureza.