Política: Cláudia André questiona redução nas portagens da A23

Política: Cláudia André questiona redução nas portagens da A23

Na sequência da discussão do Orçamento do Estado para 2022, que se encontra em fase de especialidade, a deputada do PSD Cláudia André, eleita pelo distrito de Castelo Branco, questionou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sobre a redução do preço das portagens na A23.

Numa nota enviada à comunicação social, a parlamentar fez saber que a única redução significativa das portagens da A23 se deve “graças à proposta que o PSD fez para o orçamento de 2021”, redução esta que “não foi cumprida”. Desta feita Cláudia André relembrou a promessa de Ana Abrunhosa que, em plena campanha eleitoral , afirmava que “se o PS for governo reduzirá as portagens e ponderará não a sua isenção, mas a sua abolição”.

Desta forma, Cláudia André quis saber se “vamos continuar nos estados de alma, pois aquilo que encontramos no Orçamento do Estado para 2022 dá-nos a perceber que não haverá, não existirá qualquer tipo de redução além daquela que o próprio PSD já propôs e que foi aprovado”.

“Quando é que as pessoas, e as empresas do distrito de Castelo Branco, vão sentir efetivamente na carteira a redução ou a abolição das portagens?”

questionou Cláudia André

Em resposta Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, afirmou que a redução das portagens “continua a ser um objetivo pessoal e um compromisso do governo”.

Sempre disse que tem de ser uma redução sustentável e gradual porque os impactos como sabemos são elevados

afirmou Ana Abrunhosa

A ministra afirmou ainda que “apesar de não termos nenhuma medida adicional considerada no orçamento de estado, este orçamento tem em conta o impacto da medida implementada em julho do ano anterior. Essa medida, que foi aprovada no orçamento de estado de 2021, para além do que foi a proposta inicial do PSD, nós adicionamo-la ao transporte de mercadorias em que a taxa de redução passou a ser de 55% a noite, no fim-de-semana e nos feriados. A proposta do PSD não comtemplava o transporte de passageiros e nós também implementamos 35% de dia e 55% à noite. Não comtemplava a A13 e A4 e nós comtemplamos essas vias”.

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