Peregrinação das Famílias em Castelo Branco

 Peregrinação das Famílias em Castelo Branco

O secretariado da Pastoral Familiar Portalegre-Castelo Branco informa acerca da peregrinação das Famílias em Castelo Branco no dia 25 de junho.

Esta Peregrinação foi realizada em sintonia com o Encontro Mundial de Famílias que aconteceu em Roma de 22 a 26 de junho, procurando deste modo corresponder localmente ao convite lançado pelo Papa Francisco no sentido de todas as dioceses do mundo participarem neste Encontro de uma forma multicêntrica.

A iniciativa começou às 16 horas, com a conferência “O Amor em família: vocação em caminho de santidade”, apresentada pela família Power na Igreja de São José Operário. Esta é uma família com oito filhos, que vive em Idanha-a-Nova, e que fundou o movimento Famílias de Caná. Os participantes puderam deste modo ouvir o apaixonado testemunho de vida desta família  profundamente comprometida com a Igreja, a quem muito agradecemos pela valiosa contribuição.

Por volta das 17h30 deu-se início à peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Mércoles, tendo os peregrinos a recebê-los  à chegada alguns jovens da Pastoral da Juventude envolvidos na divulgação e preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023. Esta foi uma importante colaboração, na medida em que acolheram os caminhantes e disponibilizaram bens alimentares e objetos relacionados com o evento, angariando desta forma ajudas necessárias para a participação de jovens neste encontro mundial. Aproveitamos para agradecer aos jovens pela sua presença e interação com a Pastoral da Família nesta iniciativa.

A tarde culminou com a celebração da Eucaristia na capela do Santuário em ambiente de convívio de famílias. No final os jovens deram o seu testemunho de comprometimento com a realização  da JMJ 2023.

A Pastoral da Família agradece a todos os que colaboraram na realização deste evento ou na divulgação do mesmo. Um agradecimento em especial à Beira Sumos (empresa que ofereceu a água), aos particulares que providenciaram doces e fruta (que deste modo ajudaram os jovens na sua atividade de angariação de fundos), a todos os que contribuíram para o apoio logístico (com a disponibilização de viaturas durante a peregrinação), e também aos elementos que ajudaram a enriquecer a celebração litúrgica com recursos humanos artísticos e técnicos. Agradecemos também pela facilitação de condições na Igreja de São José Operário e no Santuário de Nossa Senhora de Mércoles, e em especial à D.ª Luísa, que tão bem nos acolheu. 

Por fim, um pedido especial a Jesus, Maria e José para que acompanhem as famílias da nossa diocese na sua caminhada de todos os dias.

*O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar: Helena e António Pinho; Ilda e João Cabral; Teresa e João Mendonça; Pe Ilídio Mendonça

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter