Peral: Padroeiro foi tema de palestra

A Real Associação da Beira Interior, no dia 21 de Maio de 2023, organizou uma palestra com apoio da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, palestra subordinada ao tema “São Tiago Menor – Padroeiro de Peral”. O evento foi realizado no Salão Paroquial de Peral – São Tiago Menor e teve como orador convidado o professor, investigador, teólogo e historiador Florentino Vicente Beirão.
Na mesa esteve como orador, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, o Presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, Jorge Alves Cardoso e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.
“Havia dois apóstolos de Jesus de Nazaré com o nome Tiago, então para haver distinção entre os dois, um passou a ser o São Tiago Maior e outro São Tiago Menor. Curiosamente o São Tiago Menor é Padroeiro da aldeia de Peral e o São Tiago Maior Padroeiro da vila de Sobreira Formosa, sendo ambas as localidades pertença do Concelho de Proença-a-Nova”
começa por referir a Real Associação da Beira Interior em nota enviada
São Tiago Menor nasceu no Século I antes de Cristo e faleceu no ano 62. Era filho de Alfeu e Maria Cléofas, irmão dos apóstolos São Judas Tadeu e São Simão, e primo de Jesus de Nazaré. No calendário Litúrgico, o dia 03 de Maio é o seu dia. O nome do apóstolo São Tiago Menor é referido nos livros da Bíblia, em Evangelho de São Marcos, Evangelho de São Mateus e Evangelho de São Lucas.
Após a morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, os apóstolos receberam o Espírito Santo, espalharam-se pelo mundo conhecido (mundo antigo conhecido na Antiguidade) de forma estratégica para divulgar o Evangelho, São Tiago Menor ficou responsável da evangelização de Jerusalém.
No Século I, em que viveu São Tiago Menor, havia uma forte perseguição aos cristãos e judeus, no caso dos cristãos muitos foram mortos brutamente. São Tiago Menor, também foi perseguido e martirizado, pois ele e os seus seguidores não aceitavam prestar culto ao Imperador de Roma e a outros Deuses do paganismo, com esta situação e o sumo-sacerdote Anás II, conseguiu convencer o povo a apedrejar o apóstolo São Tiago Menor (este apóstolo foi o chefe da Igreja primitiva cristã).
São Tiago Menor, é referido pelo historiador Flávio Josefo, contemporâneo de Santo apóstolo.