Patrícia Ribeiro expõe em Proença

 Patrícia Ribeiro expõe em Proença

Talvez não haja alma em Proença-a-Nova, com mais de 40 anos, que não tenha ouvido falar do Senhor Ezequiel Lopes Ribeiro. E da Patrícia Ribeiro?

Patrícia Ribeiro, neta do “Sr. Ezequiel”, é ceramista e expõe os seus trabalhos na antiga sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova.

A Exposição de Cerâmica Contemporânea “Raizes” abriu no dia 29 de julho às 15h00 e estará aberta ao público até ao dia 1 de setembro, de 2ª a 6ª feira, das 8h30 ao 12h30 e das 13h30 às 16h30.

A “Cortiçada” já conhece a consagrada Yola Vale que é um orgulho e embaixadora de Proença-a-Nova no mundo. Agora está desafiada a descobrir mais uma filha da terra e o seu trabalho, Patrícia Ribeiro.

Jorge Cardoso, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, manifestou o seu orgulho e alegria por trazer a Proença-a-Nova os trabalhos de Patrícia Ribeiro.

É uma missão da União de Freguesia, como também de outros órgãos autárquicos, abrir espaço e divulgar o trabalho dos filhos da terra. Sentimos alegria por teres (Patrícia) aceite o convite para expor o teu trabalho.

Jorge Cardoso

As obras expostas dizem respeito às raízes da ceramista em Proença-a-Nova. A exposição tem um painel com diferentes memória: a fonte das três bicas; a emblemática casa o avô, Sr. Ezequiel; a casa do pai; a flor de esteva; a ponte romana de São Pedro do Esteval e a ponte do Vale d’Agua; a oliveira; a Santa Cruz… Destaca-se, destas memórias, o busto do avô.

Ezequiel Lopes Ribeiro

Patrícia Ribeiro reflete também sobre o tema da mulher.

A ceramista afirma que é uma pessoa feliz porque todos os dias faz o que gosta: cerâmica.

O seu trabalho passa pela recolha, na natureza, dos diferentes “barros” que utiliza nas peças e faz o aperfeiçoamento da técnica da qual resulta a obra de arte.

É um trabalho meticuloso porque a secagem das peças é feita de forma natural e exige uma dedicação constante.

Patrícia já fez várias exposições, inclusive no Centro de Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova. Ainda não consegue viver do seu trabalho como autora, mas é um objetivo que persegue.

Como agradecimento à União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, Patrícia oferece ao Presidente da União de Freguesias uma peça que simboliza a “Cortiçada”.

Bem-haja, Patrícia pelo trabalho e por te dares a conhecer a Proença-a-Nova.

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter