Passamento do Rev.do Diácono Agostinho Janela Barbeiro

Diácono Agostinho Janela Barbeiro
Depois de uma caminhada onde a doença e o sofrimento foram marcando lugar, o Senhor nosso Deus, Deus de toda a consolação e Pai de misericórdia, chamou hoje a Si, o nosso Diácono Agostinho Janela Barbeiro.
Nascido em 3 de Março de 1941, veio a ser ordenado Diácono para o serviço da Diocese a 5 de Janeiro de 1997. Era um dos Diáconos que este ano havia celebrado o jubileu de Ordenação, 25 anos ao serviço das Comunidades de Mação, Aboboreira, Penhascoso e Ortiga bem como da Acção Católica Rural na Região.
Como “tratar os defuntos como se fossem simplesmente mortos é falta de humanidade; e tratar os defuntos como se ainda estivessem vivos é falta de sabedoria”, olhamos para os que partem sentindo-nos todos Igreja na comunhão dos santos em que se entra pelo baptismo. O primeiro celebrante da liturgia exequial é o próprio defunto que, na morte, celebra a sua participação no Mistério pascal de Cristo na plena experiência do encontro pessoal com o Mestre. A Igreja não celebraria, por isso, verdadeiramente, a liturgia exequial senão celebrasse, sim, a ressurreição de Cristo.
Rezemos por este nosso irmão que, pelo ministério e apostolado, abriu as portas da comunhão com Deus a tantos homens e mulheres.
Deus Omnipotente e eterno, Senhor da vida e da morte, nós acreditamos que a vida do nosso irmão Agostinho, diácono,, está agora escondida em Vós; Ele contemple agora a Vossa beleza e ternura, e seja iluminado para sempre na luz verdadeira que em Vós tem a sua fonte inesgotável.
As Exéquias do Diácono Agostinho Janela Barbeiro terão lugar na próxima quarta feira, dia 29 de Junho. Presidida pelo nosso Bispo, a Eucaristia terá início às 10h00 na Igreja de Castelo, Mação, finda a qual o féretro seguirá para cremação.
*Cón. Emanuel, Vigararia Clero Vocações Ministérios