Os 100 anos da D. Nazaré

Os 100 anos da D. Nazaré

A dona Nazaré Alves Ribeiro fez 100 anos!
Natural de Oliveiras, nascida a 27 de setembro de 1920, a dona Nazaré apenas mudou de residência quando casou e foi viver para a Sobreira Formosa. O seu esposo, Sr. Luís Cardoso, mais conhecido por “Luís Botas” (alcunha de família) era construtor. Tiveram um filho, que sempre cuidaram com carinho. O casal também apoiava a educação dos sobrinhos que várias vezes albergavam em sua casa, aquando a altura dos estudos.
A vida ditou, mais tarde, que haviam de perder este filho. Ficou uma neta, com quem sempre houve contacto. E é ela quem olha agora pela sua avó.
A vida da dona Nazaré sempre andou em torno da sua terra natal e da sua residência. Cedo se levantava para tratar da horta e dos animais que tinha na aldeia de Oliveiras. Voltava à noite para casa, pois era o sol que guiava o trabalho diário de quem andava no campo. Assim ditavam as regras antigamente.
Os anos foram passando e a sua vida tornou-se mais caseira, pois o corpo já não aguentava o trabalho do campo e da criação de animais. Fez da renda seu prazer, enquanto fazia os seus trabalhos de lida doméstica. Mais tarde, foi residir com o seu marido para a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. Atualmente, a dona Nazaré Ribeiro já está viúva, e continua aos cuidados do Lar, sempre com o apoio da sua neta e família.
Chegou à bonita idade dos 100 anos, rodeada de parabéns, família e o carinho de toda a gente que trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.
Parabéns, dona Nazaré!

*André Alves e Inês Sequeira

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter