Ordenação de Diácono de Diogo Fernandes

 Ordenação de Diácono de Diogo Fernandes

A Vigararia do Clero, Vocações e Ministérios da Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa em comunicado acerca da Ordenação de Diácono de Diogo Fernandes.

“Como oportunamente anunciado, no dia 11 de Maio, pelas 16h00, na Sé de Castelo Branco, será ordenado Diácono, em ordem ao Presbiterado, o nosso Seminarista Diogo Fernandes. Convido a que participemos e rezemos.

Este é um momento forte da vida da nossa Diocese e é, sobretudo, um momento oportuno para uma oração mais intensa e expressiva pelas vocações ao Sacerdócio para que a ninguém falte o anúncio da Palavra de Deus, o Pão Vivo da Eucaristia e a experiência da proximidade e Misericórdia de Deus nos Sacramentos, particularmente no da Reconciliação.

Este pode ser também o momento para reflectir as vocações universal e particular; um momento para aprofundar cada vocação e a sua substancial presença na vida da Igreja; um momento para indagar as motivações que estão na base do chamamento de Deus e da vocação; um momento de observação, interrogação e discernimento; um momento de disponibilidade à acção do Espírito Santo.

Diogo Filipe Nunes Fernandes, nasceu a 27 de dezembro de 1996 e foi batizado a 28 de setembro de 1997, Sacramento celebrado na Igreja de São João Batista de Pedrógão Pequeno, Sertã, de onde é natural.

Recebeu o Sacramento da Confirmação a 16 de junho de 2013, por D. Antonino Dias, na Igreja de São Pedro da Sertã.

Na mesma altura em que frequentava o segundo ano do Curso Profissional de Informática de Gestão na ETP Sicó, Avelar, teve a oportunidade de fazer estágio ERASMUS+ em Berlim, Alemanha. No final dos três meses de estágio, regressou a Portugal com algumas provocações vocacionais que se tinham intensificado.

No final dos três meses de estágio, regressou a Portugal com algumas provocações vocacionais que se tinham intensificado. Começou, então, a ser acompanhado por alguns padres da nossa diocese e, mais tarde e especificamente, pelo Pré Seminário diocesano.

Dois anos depois do curso entraria, integrando o nosso Seminário Diocesano, no Seminário de São José de Caparide (24 de setembro de 2017) onde realizou o Tempo Propedêutico.

No ano seguinte prosseguiu para o Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, onde iniciou a etapa discípular e os estudos de filosofia na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Depois dos dois anos de filosofia, continuou a caminhar para a etapa configuradora e com os estudos de teologia. Foi também nesta etapa que recebeu o Ministério de Leitor a 18 de fevereiro de 2023 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Oleiros, e, mais tarde, a 20 de abril de 2024, na Igreja de São Vicente em Abrantes, o Ministério de Acólito.

Terminou o seu tempo de Seminário a 27 de junho de 2024 e, a 26 de julho de 2024, por indicação de D. Antonino Dias, iniciou em 2 de setembro de 2024 a frequência do Curso de Direito Canónico no Instituto Superior de Direito Canónico (ISDC, UCP).

Desde 29 de setembro de 2024 que colabora e estagia pastoralmente nas Paróquias de Ponte de Sor e Longomel acompanhando o nosso Padre Alberto Jorge Tapadas.

Rezemos pelo Diogo e por todos os jovens da nossa Diocese que, de olhos postos em Cristo, com recta intenção, sentido eclesial, disponibilidade de vida, de caminho e de discernimento, se interrogam sobre a vontade de Deus a seu respeito.

Agradeçamos ao Senhor da Messe o dom desta vocação e rezemos.”

*Emanuel Matos Silva, p., Vigararia do Clero, Vocações e Ministérios

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter