Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A Vigararia Clero Vocações Ministérios envia mensagem no Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
“Saúde, paz e bem.
A Igreja celebra na próxima Sexta Feira, 7 de junho, Solenidade do Coração de Jesus, o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Na Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, o Senhor D. Vitorino Soares, somos convidados a rezar. E, citando o Papa Francisco, toca numa nota essencial da vida dos Sacerdotes: a necessidade de não estarem nem viverem centrados sobre si próprios, mas abertos a Deus e aos outros. É a mesma necessidade de recuperar em todos os cristãos, e também nos Sacerdotes, o gosto pela oração como a grande fonte que nunca se esgota e onde se a fé se alimenta e refresca.
Como é saudável e motivador encontrarmo-nos com Padres felizes na sua vida, enriquecidos no cuidado da fé e na oração, humanos na atenção e saudáveis na sua dedicação pastoral, levando as Comunidades à Eucaristia e a Eucaristia às Comunidades como quem sempre faz e promove o encontro com Jesus Cristo. Como é saudável ouvir um Padre falar da sua entrega a Deus e aos irmãos na Igreja e na sociedade como libertação e nunca como drama de perda.
A paisagem cultural espiritual de chave agnóstica trouxe muitas interrogações à vida e ao ministério dos padres. Dos próprios e das Comunidades.
A própria Igreja, agora numa chave crente e comunitária, trouxe à comunhão dos crentes a reflexão sobre o ministério tentando e promovendo uma refontalização.
O Coração de Jesus, a contemplação da Pessoa e Ministério de Jesus, conduz-nos à oração pelos nossos Sacerdotes. A nossa vida cristã, e a dos Sacerdotes até como Sacramento, ou é baseada na Caridade ou não é.
Vamos rezar pelos nossos Sacerdotes. Vamos pedir para eles o oposto daquilo por que tantas vezes os criticamos. Vamos dar graças a Deus pelo dom do Sacerdócio e pelos Sacerdotes que nos ajudam a vivificar a nossa fé. Não desarmemos na oração e na fé de ter na Igreja os homens que Deus chama e configura à imagem de Jesus, Bom Pastor. Rezemos como sabemos e como podemos. Dialoguemos com o Mestre sobre o que quer para os seus seguidores e servidores. Sozinhos, nas Comunidades Paroquiais, Religiosas ou de Vida quotidiana. Diante do Santíssimo Sacramento ou de uma Imagem do Coração de Jesus; diante do horizonte ou com uma música cujo refrão preenche as palavras que gostaríamos de dizer ao Mestre.
Rezemos pelos Sacerdotes.”
*Emanuel p., Vigararia Clero Vocações Ministérios