Oleiros vai homenagear antigos combatentes do Ultramar com exposição

 Oleiros vai homenagear antigos combatentes do Ultramar com exposição

O Município de Oleiros inaugura, no próximo dia 25 de abril, às 10h, a exposição “Há sempre a lembrança”, uma homenagem sentida aos antigos combatentes da Guerra do Ultramar, em especial aos naturais do concelho.

A mostra pode ser visitada no Auditório da Casa da Cultura até ao dia 31 de maio.

A exposição destaca quinze militares naturais de Oleiros que perderam a vida em combate, evocando os seus nomes, naturalidade e os teatros de operações onde serviram — Angola, Moçambique e Guiné. Entre os vários elementos em exibição encontram-se as cédulas militares dos combatentes falecidos, fardas e equipamento militar da época, boinas representativas dos três ramos das Forças Armadas, um rádio de transmissões, além de documentos e imagens da época.

revela a Câmara de Oleiros

A exposição inclui ainda QR Codes que permitem aceder a áudios com a identificação dos militares homenageados, conferindo à mesma um caráter imersivo.

“Há sempre a lembrança” é uma iniciativa que procura não só honrar a memória dos que morreram em combate, mas também valorizar o testemunho dos que regressaram, perpetuando no presente a história de quem serviu o país num dos períodos mais marcantes do século XX.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter