Oleiros: Trinta crianças dormiram na Biblioteca

Oleiros: Trinta crianças dormiram na Biblioteca

Um grupo de trinta crianças, dos 6 aos 9 anos, alunos do 1.º ciclo do concelho, foi passar a noite fora, na sexta-feira, 18 de novembro. A 5.ª edição da iniciativa “Mãe, vou passar a noite fora…na Biblioteca”, no ano em que Oleiros se assumiu como “Concelho Pijama”, esgotou de novo a lotação fixada nas três dezenas de participantes.

Pelas 20h30 começaram a chegar as crianças, acompanhadas pelos pais ou encarregados de educação, de pijama vestido e com um saco cama que foi estendido no auditório da Biblioteca. Em cada um dos participantes foi afixado um autocolante alusivo às comemorações do Dia Nacional do Pijama, num desafio lançado pela Associação Mundos de Vida.

começa por descrever a autarquia de Oleiros

Depois e até adormecerem, a animação não faltou. Houve jogo de adivinhas e a leitura do conto “O ladrão de girassóis” – o livro de 2022 da coleção “Mundos de Vida”- deu o mote para as mais variadas ações. Dançou-se ao som guitarra e terminadas as atividades, os participantes repuseram energias com a ceia e lavaram os dentes. Já na “cama”, visualizaram o filme “Spirit – Espírito Selvagem”. No dia seguinte, tomaram o pequeno-almoço e arrumaram o pequeno acantonamento.

Ainda segundo a autarquia, no final, as crianças levaram para casa “o copo personalizado que semearam com sementes de girassol, numa lembrança alusiva a toda uma temática que apela aos direitos das crianças e à resposta às suas necessidades, com base numa visão esclarecida e humanista”.

A iniciativa foi acompanhada por técnicas afetas à Divisão de Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Juventude e pretende-se que continue a germinar por mais edições.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter