Oleiros: Ribeiras em exposição

Na Galeria Municipal de Oleiros está a ser celebrada através da exposição “Rios de Portugal: Ribeira de Oleiros e Zêzere”, a vida e riqueza de dois dos principais percursos fluviais do concelho.
Através da pintura, ilustração e a transmissão do documentário “Ancestralidade & Futuro” em que participam cerca de 30 pessoas, é feita uma homenagem a estas duas importantes riquezas naturais e a todo o património que deles se alimentou e ainda hoje prospera. Da autoria de Hugo Pedras e Lúcia Pé-curto esta iniciativa integra o conceito “Rios de Portugal”.
informa a Câmara de Oleiros
“Este reconhecimento deve-se não só a tudo o que os cursos de água têm proporcionado, mas também para que novas gerações abracem este património como seu, envolvendo-os através de abordagens criativas e acessíveis a todos”, explicou no momento da inauguração da exposição, no sábado 1 de março (dia em que tradicionalmente se assinalava a abertura da Pesca à Truta, peixe que integra o brasão da vila de Oleiros), Inês Martins, chefe de Divisão da Cultura na Câmara Municipal de Oleiros.
O projeto pretende assim transmitir um saber histórico e popular, através de recolhas junto gentes locais, ao mesmo tempo que leva a que o rio seja imaginado com novas formas e cores, mas sempre com uma base informativa que pretende eternizar histórias, costumes e tradições.
Esta ação integra a Agenda Náutica da Estação Náutica de Oleiros e está alinhada com os ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável).
A exposição “Rios de Portugal: Ribeira de Oleiros e Zêzere” pode ser visitada até 6 de abril.