Oleiros: Município apoia apicultores no combate à vespa velutina

Oleiros: Município apoia apicultores no combate à vespa velutina

O Município de Oleiros está a reforçar o combate à vespa velutina através da oferta de armadilhas de captura aos apicultores concelhios. Os apicultores interessados devem dirigir-se às Juntas de Freguesia para se informarem sobre distribuição de armadilhas na sua localidade. Estas armadilhas contêm uma solução atrativa para esta espécie em particular.
 
Este reforço surge da necessidade de dar resposta à presença crescente da vespa velutina – vulgarmente designada de vespa asiática – no concelho, assim como da dificuldade transmitida pelos apicultores concelhios ao Município através das Juntas de Freguesia.
 
Adicionalmente, a Proteção Civil Municipal acorre a todos os avistamentos de ninhos desta espécie, avaliando e eliminando os mesmos. O Município fortalece assim a resposta a esta ameaça, começando pelos principais lesados – os apicultores. Recorde-se que além de prejudicarem a produção de mel, as vespas asiáticas são predadoras das abelhas, tão importantes para a manutenção da biodiversidade e da polinização.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter