Oleiros: Iniciativa despertou consciência ambiental
“O que faz para a preservação do meio ambiente?” e “Se fosse decisor político, que medida (s) adotaria para reforçar a consciencialização ambiental da nossa sociedade?”, foram as questões colocadas a alguns cidadãos que estiveram na Praia Fluvial de Açude Pinto no verão.
Esta atividade, denominada “Eu uso gravata” realizada no âmbito do programa Bandeira Azul, proporcionou uma reflexão sobre questões ambientais. As respostas às perguntas indicaram uma forte adesão a práticas ambientais, como a reciclagem e a limpeza de espaços naturais, bem como a preocupação com a gestão de resíduos e a preservação das florestas. As propostas feitas para a implementação de políticas, como a colocação de mais ecopontos e a melhoria da organização florestal, mostram que a comunidade tem consciência da importância de cuidar do meio ambiente e está disposta a adotar medidas concretas para melhorar a situação.
refere a autarquia de Oleiros
O objetivo foi dar voz às pessoas e partilhar ideias que possam ser replicadas para a melhoria do ambiente e de comunidades mais sustentáveis.
A iniciativa culminou com uma caminhada ecológica no sábado, dia 28, reunindo dezena e meia de voluntários, incluindo crianças, ao longo da Ribeira de Oleiros.
Durante o percurso os participantes recolheram lixo, como garrafas e sacos plásticos, num ato simbólico de compromisso com a preservação do ambiente.
lê-se ainda em nota da autarquia
Promovida pelo Município de Oleiros e integrada no programa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, esta ação teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre a importância de adotar hábitos conscientes e sustentáveis em relação ao meio ambiente.