Oleiros: Crianças sensibilizadas no Dia Internacional da Proteção Civil

 Oleiros: Crianças sensibilizadas no Dia Internacional da Proteção Civil

Durante o Dia Internacional da Proteção Civil, efeméride que se celebrou esta quarta-feira, 1 de março, as crianças do Pré-Escolar e Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) – que compreende as Escolas das freguesias de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Oleiros-Amieira – foram as protagonistas de um dia diferente do que é habitual.

Segundo a autarquia, na presença de operacionais, acompanhados dos meios terrestres mais “comuns” dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e do Posto Territorial de Oleiros da GNR, bem como dos seus respetivos Comandantes (Luís Antunes e José Freitas, respetivamente), os mais novos “puderam experimentar os seus equipamentos de proteção individual, bem como os “utensílios” de trabalho que fazem parte do seu dia-a-dia, utilizados nos mais diversos teatros de operação”.

“A Proteção Civil somos todos nós! Sempre que nós fizermos ações que tenham por objetivo ajudar alguém que esteja a necessitar, estamos a ser agentes ativos de proteção civil.”

referiu Luís Antunes, Comandante dos Bombeiros Voluntários e técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros

O responsável deixou ainda um desafio aos professores e alunos de forma a contribuírem “com um desenho ou uma pintura, alusivos a algo relacionado com a Proteção Civil, com a finalidade de os expor em data a definir num futuro próximo”.

Pretende-se assim desenvolver mais uma atividade didática e comemorar os 75 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Oleiros, que se completam a 7 de outubro deste ano.

Já Filipe Domingues, diretor do AEPAA, reforçou que “o papel da escola é precisamente este: educar e contribuir para a formação de adultos plenamente integrados na nossa sociedade. Esta missão começa logo desde a infância e a proteção civil é uma destas importantes áreas de desenvolvimento cívico. O objetivo é que possam replicar estes valores que lhes são incutidos por todos: da compaixão e da ajuda ao próximo”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter