Oleiros: Concelho integra Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias

Oleiros: Concelho integra Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias

O concelho de Oleiros acaba de integrar a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias (REMAF). A integração do concelho acontece no âmbito de uma candidatura efetuada pelo município. A informação é avançada pela autarquia, em nota enviada, que esclarece que na base da decisão “esteve a análise às boas práticas implementadas pelo município que, no entender daquela organização, podem inspirar outros a seguir o exemplo”.

“Com este reconhecimento, fruto do trabalho desenvolvido junto da população, comprova-se que as medidas delineadas podem ter um papel relevante no combate ao despovoamento de territórios como o nosso. Este é o caso, por exemplo, do apoio à 1.ª infância e à habitação, com a atribuição de uma verba de 5.000 euros a cada agregado jovem para os respetivos efeitos”

destaca o Presidente da Câmara, Fernando Jorge

O autarca destaca ainda que esta integração serve como “incentivo à adoção de outras medidas que iremos implementar, numa ação de proximidade junto das populações, tendo em vista a coesão social”.

Oleiros passa assim a contribuir ativamente para a construção de uma Europa mais amiga da família e a poder utilizar o logotipo da Rede Europeia.

Diploma entregue ao Município Oleirense

Com esta adesão, o município fica também a constar na base de dados da Rede, o que lhe permite o acesso a um conjunto exclusivo de boas práticas, bem como a presença em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias.

A REMAF foi criada em 2008 pela ELFAC-Confederação Europeia de Famílias Numerosas, formalmente constituída em 2004, com quem o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) estabeleceu um protocolo. Recorde-se que o Município já havia sido distinguido em 2021 pela OAFR como Autarquia + Familiarmente Responsável. Na altura foi realçado o investimento municipal na construção de uma política integrada de apoio à família.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter