Oleiros: Concelho distinguido como “Comunidade Pró-Envelhecimento”

 Oleiros: Concelho distinguido como “Comunidade Pró-Envelhecimento”

O Município de Oleiros foi distinguido na passada sexta-feira, 14 de abril, com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2022-2024, numa cerimónia que decorreu em Évora, mais concretamente no auditório da Fundação Eugénio de Almeida. Uma cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos e do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Rodrigues.

Esta distinção é o reflexo de um extraordinário trabalho levado a cabo por uma equipa multidisciplinar de técnicos. Longevidade ativa e combate à solidão. Somos da opinião que é absolutamente fulcral termos uma harmonia bem vincada entre a juventude que pretendemos fixar e a população mais idosa do nosso concelho que cá reside e que é importante cuidar. É esse o trabalho de proximidade único e de referência na Beira Baixa que efetuamos diariamente, através de uma série de iniciativas que temos implementado”

afirmou Miguel Marques, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros

O concelho de Oleiros, o único município do distrito de Castelo Branco presente nesta cerimónia, foi realçado pela criação de medidas que contribuem para um envelhecimento saudável e bem-sucedido, tais como: o Programa Freguesias em Movimento; a Universidade Sénior; a Academia “Oleiros ComVida”; a Estratégia Local de Habitação; o Programa de Apoio ao Luto; a Unidade Móvel de Saúde ou o projeto CuidAdor.

A existência no organograma do Município do setor do Desporto, Juventude e Envelhecimento Ativo, afeto à Divisão da Educação, Ação Social, Cultura, Desporto e Juventude, foi outros dos aspetos valorizados.

O Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2022-2024 é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) que pretende reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas (Municípios e/ou Juntas de Freguesia), cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter