Oleiros: Centenário do nascimento de José Saramago assinalado

Oleiros: Centenário do nascimento de José Saramago assinalado

Está patente até 4 de dezembro, na Galeria Municipal das Devesas Altas, em Oleiros, a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, integrada nas comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, que se assinala a 16 de novembro.

A mostra que conta com o apoio da Fundação José Saramago foi concebida em função do trajeto pessoal e literário no nobel português.

Trata-se de uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago. Conforme é sugerido numa passagem da obra Viagem a Portugal, “é preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.

refere a autarquia de Oleiros em nota enviada

Recorde-se que entre outubro de 1979 e julho de 1980, Saramago percorreu o país de lés-a-lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal. Nesse périplo pelo país, misto de crónica, narrativa e recordações, o autor passou pelo concelho de Oleiros e a este propósito escreveu: “O viajante preferiu meter-se pelas alturas do Moradal e da serra Vermelha, onde tinham combinado encontro todas as nuvens e chuvas desta inconstante Primavera (…) como pode ser tão grande tão pequeno país”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter